Caminhões

Nova geração de bancos da Mercedes-Benz melhora a vida dos motoristas

Marca apresenta também novo pacote multimídia para seus caminhões

Axor 2644 (4)

A Mercedes-Benz busca cada vez mais aprimorar seus caminhões para que os motoristas tenham a tranquilidade necessária no trabalho, o que garante mais desempenho e disposição nas estradas. Desta vez, a marca apresenta uma nova geração de bancos para as linhas Atego, Axor e Actros.  Com o lançamento de um novo posto de trabalho para o motorista, como o fabricante classifica os novos bancos, a Mercedes-Benz começa a antecipar as novidades preparadas para a Fenatran 2017, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas,  que acontecerá em outubro deste ano.  

“O novo posto de trabalho assegura um alto nível de ergonomia e facilita a operação no dia a dia do motorista, o que se traduz em maior conforto e produtividade”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. A nova geração de bancos é um ponto-chave da evolução no posto de comando dos motoristas nos caminhões Atego, Axor e Actros. Tanto o banco do motorista, quanto o do acompanhante, foram concebidos e produzidos pela equipe do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil, em parceria com fornecedores.

Além da nova geração de bancos, os caminhões Atego, Axor e Actros passam a oferecer um novo pacote multimídia com painel, volante multifuncional, sistema de som e tacógrafo digital, o que amplia as facilidades para o dia a dia do motorista. As novidades introduzidas nos caminhões Mercedes-Benz foram conferidas pelos jornalistas especializados do Brasil durante um tes-drive, que se seguiu à apresentação técnica, realizado na ampla área de estacionamento do  Posto Sakamoto, em Guarulhos, São Paulo.Posto de trabalho do motorista (1)

“Os novos bancos foram projetados de acordo com o biotipo do motorista brasileiro, priorizando o bem-estar e a satisfação de quem passa horas ao volante”, afirma Leoncini., para quem a Mercedes-Benz Caminhões  segue à risca o compromisso do slogan ‘As estradas falam.

Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, por sua vez, disse que as novidades anunciadas pela consolidam uma nova etapa do ECONFORT, conceito de desenvolvimento que agrega mais economia, conforto, força e desempenho aos caminhões da marca.

“Quando o ECONFORT foi lançado, em 2014, apresentou uma série de itens voltados à economia no consumo de combustível. Num segundo momento, o foco estava voltado para a redução dos custos de manutenção. Agora, o objetivo é assegurar um notável conforto ao motorista. Já consolidada junto aos clientes, essa filosofia de trabalho terá prosseguimento, agregando mais valor e mais eficiência no transporte de cargas”, reforçou  Ari de Carvalho.

                                                                                   Posto de trabalho

Com design diferenciado e oferecidos nas versões Estático e Pneumático – “Standard” e “Conforto” –, os novos postos de trabalho dos caminhões Mercedes-Benz se caracterizam pelo encosto com perfil mais envolvente, que remete à imagem de um arrojado banco de automóvel. Os assentos tiveram sua espessura de espuma aumentada em 10 mm em relação à versão anterior. O novo acabamento, em tecido ou vinil, está mais macio, aumentando a sensação de conforto, além de facilitar a limpeza.

IMG_20170324_101204_407Todos os bancos (motorista e 1° acompanhante) têm cintos de segurança integrados, aumentando ainda mais o conforto dos profissionais da estrada. Os apoios laterais envolventes propiciam melhor acomodação das costas em qualquer situação. Além disso, o ajuste lombar pneumático, disponível na versão “Conforto”, tem duas bolsas infláveis para apoio lombar e duas para apoio lateral, propiciando um ajuste perfeito para cada biotipo de motorista.

A nova geração de bancos da Mercedes-Benz  conta com  12 regulagens: ajuste do encosto das costas, baixar/levantar o assento pneumático, ajuste da altura do banco, ajuste da inclinação do assento, ajuste do amortecedor, amortecimento horizontal, ajuste horizontal, ajuste da profundidade do assento, dois apoios de braço, baixar/levantar o encosto das costas e ajuste lombar (na versão “Conforto”). Foram agregadas também novidades às camas disponíveis nas Cabinas Leito e Estendidas. O revestimento passou a ser confeccionado com um tecido de mais elasticidade. A espuma é laminada, com espessura de 120 mm, assegurando maior conforto ao motorista no seu período de descanso.

                                                                                   Pacote multimídia

A linha Atego, Axor e Actros passa a oferecer um novo pacote multimídia. Entre os itens disponíveis, como série ou opcional, incluem-se sintonizador de FM com RDS-EON, sintonizador AM para ondas curtas, médias e longas e pré-sintonias; toca CD compatível com MP3 e WMA; entradas auxiliares Mini-USB e AUX; Bluetooth com facilidade de viva-voz; e volante multifuncional com comando sem tirar as mãos do volante para operar o rádio e o celular, além de navegar as operações do computador de bordo no painel.

São três os pacotes multimídia disponíveis – Preparação (antena, cabo e alto-falantes), Básico (itens da Preparação mais tweeter e rádio/CD) e Conforto (itens do Básico mais o volante multifuncional, disponível somente para Atego, Axor e Actros). 

Com quatro raios e dois conjuntos de botões, um em cada lado, o volante multifuncional conta com teclas de acionamento para os comandos do painel de instrumentos. A Mercedes-Benz também agrega em toda a sua linha de caminhões o novo tacógrafo digital BVDR (Brazilian Vehicle Data Recorder). Homologado pelo INMETRO, a grande vantagem do tacógrafo digital é que ele não utiliza os tradicionais discos, mas sim fita de papel, que pode ser impressa no próprio veículo, caso a autoridade de trânsito venha a solicitar.

Todas as informações são gravadas em memória interna do tacógrafo digital e podem ser extraídas para armazenamento externo, em um pen drive, por meio de uma porta USB, ou via WEB. Além disso, a identificação do motorista é feita por meio de botões no painel frontal do próprio aparelho. O sistema identifica mais de um motorista, com capacidade máxima de 50 condutores.

Os dados gravados pelo tacógrafo incluem a velocidade do caminhão, distância percorrida, rotação do motor, velocidade máxima e status do veículo (parado ou em movimento). Também armazena informações do motorista (código do motorista, número da CNH, início e fim da condução) e do veículo (chassi e placa). Os relatórios podem ser extraídos diária ou semanalmente, otimizando o monitoramento por parte dos gestores da frota, com praticidade, transparência e segurança.

Painel Multimídia (1)

 

Compartilhar:
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!