LançamentosNotícias

Volkswagen apresenta o novo sedã Virtus no Brasil

Modelo global será lançado no mercado em janeiro

virtus

Mais um modelo sedã médio está próximo de chegar ao mercado. Trata-se do Virtus. A novidade, que apresenta uma linguagem visual exclusiva, foi apresentada mundialmente nesta quinta-feira, em São Paulo, pela Volkswagen.  A avant-premier do novo sedã Virtus, já em produção na fábrica da Via Anchieta, foi acompanhada por jornalistas de vários países da América do Sul, onde o novo sedã será comercializado. Seu lançamento no mercado está previsto para janeiro  e virá bem mais refinado do que o atual Voyage.

Modelo global e inédito da marca, o Virtus, produzido conforme a necessidade do mercado brasileiro, chega ostentando um novo estilo e recheado com um generoso pacote de tecnologia. Primeiro sedã construído sobre a Estratégia Modular MQB no País, o Virtus será tamémo primeiro automóvel na América Latina a usar inteligência artificial para ajudar motoristas no dia a dia.

virtus2

No Brasil, o novo sedã da Volkswagen será equipado com o mesmo motor 200 TSI de até 128 cv do Novo Polo, lançado no mercado há cerca de dois meses, e com transmissão automática de seis velocidades. Outra opção de motorização do novo carro da marca será a motorização 1.6 16V MSI. A propósito, o Virtus deriva do Polo e deste pega emprestado boa parte dos  componentes e o conjunto mecânico.

O Virtus é um sedã de personalidade própria e estilo inédito. Seu design dinâmico apresenta linhas rápidas, dando ao sedã uma silhueta bem alongada. Na dianteira é uma cópia do hatch Polo no empego dos mesmos faróis, grade e o capô com vincos. O resultado é que o modelo traz visualmente uma “boca” bem ampla graças ao contorno da grade inferior do para-choque.

virtus 4

Na lateral, o Virtus adota a linha dupla em forma de flecha na lateral. Com 4,48 metros de comprimento, o Virtus é um dos maiores entre os seus concorrentes diretos. Como base de comparação, ele é 42,5 centímetros mais comprido do que o Novo Polo, também desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB.

virtus 6Na traseira, as lanternas duplas grandes garantem uma identidade visual marcante do novo sedã. Numa rápida olhada tem-se a impressão de um Audi. Essas lanternas conectam os para-lamas com a tampa do porta-malas e têm um ângulo reverso, semelhante às do Jetta.

A distância no entre-eixos do Virtus é de 2,65 metros (exatamente a mesma do Jetta atual), isto é: 8,6 cm a mais do que a do Novo Polo. O resutado é um espaço interno maior. O Virtus tem 1.468 milímetros de altura (4 mm a mais do que a do Novo Polo) e a largura 1.751 mm de largura, ou seja, a mesma do seu irmão hatch. O porta-malas é generoso com seus 521litros. Maior até do que o do próprio Jetta.

O painel com formato horizontal promove a interação entre o painel totalmente digital Active Info Display e os sistemas de infotainment. Nele foi empregada a segunda geração do Active Info Display (recurso inédito nessa categoria), sistema Discover Media com tela sensível ao toque de 8 polegadas e aparência de smartphone, além de três entradas USB, entre outros itens.

virtus 5

O Discover Media permite o espelhamento de smartphones por meio das plataformas Mirrorlink, Apple CarPlay e Android Auto. No Active Info Display, os instrumentos são implementados virtualmente via software. Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 polegadas, do tamanho de um tablet, com gráficos precisos e de alta qualidade.

Com motor 200 TSI, o Virtus terá de  série o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). Esse sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

O ESC engloba vários outros recursos eletrônicos de assistência: HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa, HBA (Hydraulic Brake Assist system) ou BAS, XDS+ ou bloqueio eletrônico do diferencial, BSW (Bremsscheibewischer – Limpeza Automática dos Discos de Freio), RKA+ (Monitoramento da pressão dos pneus), entre outros.

Manual Cognitivo

O Volkswagen Virtus será o primeiro automóvel do Brasil a trazer recursos inéditos de conectividade e digitalização. O sedã vai oferecer o “manual cognitivo” – que usa IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.

Eventuais questões sobre o carro poderão ser respondidas por esse assistente inteligente, de forma simples e rápida. O aplicativo Meu Volkswagen conta com tecnologia do Watson para responder as questões em português e espanhol.

A exemplo dos sites de buscadores na internet, o app Volkswagen terá campos para digitação e o microfone para que o usuário faça sua pergunta oralmente – a linguagem poderá ser natural, como em uma conversa informal. O sistema reconhece sotaques e é capaz de aprender quanto mais se interage com ele.  É uma forma totalmente nova e interativa para o lançamento do Virtus, modelo que vai revolucionar o mercado brasileiro.

virtus 3

Compartilhar:
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!