LançamentosNotícias

Ford apresenta inédito motor 1.5 litros Flex de três cilindros

Novo propulsor estreia mundialmente no Brasil no segundo semestre
Motor 1.5 TiVTC Ford  (1)

O motor 1.5 litros Flex TiVTC de três cilindros, apresentado pela Ford, traz  com tecnologias e soluções inéditas e inovadoras

Confirmando sua tradição mundial no desenvolvimento de motores, a Ford apresentou uma inovadora solução, que vai estrear mundialmente no Brasil equipando futuros veículos da sua linha. O propulsor 1.5 Flex de três cilindros traz um conceito leve e compacto.  A apresentação do novo motor foi feita na última sexta-feira, dia 5, em São Paulo,  durante um seminário para a imprensa, com a presença  do Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, além de outras autoridades, especialistas e executivos.

O motor 1.5 litros Flex TiVTC de três cilindros, com tecnologias inéditas, segue a tendência conhecida como “downsizing”, de diminuição da cilindrada e aumento da potência específica, com menor consumo de combustível e emissões. “O novo 1.5 de três cilindros é mais uma prova do talento e vanguarda tecnológica da engenharia da Ford, que tem uma longa tradição no desenvolvimento de motores”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

Ford-LyleWatters

Lyle Watters, Presidente da Ford América do Sul

O novo propulsor de três cilindros da Ford, que é 5% mais econômico do que o 1.6 da família Sigma utilizada atualmente, é o de maior potência específica do mercado – 91,5 cv/litro – entre os modelos naturalmente aspirados. Com potência de 137,2 cv e torque de 158,5 Nm com etanol, ele tem um desempenho que supera inclusive motores de quatro cilindros com maior cilindrada e conta com a classificação A de eficiência energética do Inmetro/Conpet.

O novíssimo 1.5 litros apresentado pela Ford, deve começar a rodar no segundo semestre. A montadora só não adiantou qual modelo vai estrear a nova motorização. Provavelmente, o 1.5 de três cilindros deve vir equipando o novo utilitário esporte EcoSport, cujo lançamento no Brasil deve acontecer também no segundo semestre.  Na apresentação do motor, os executivos da montadora, nada confirmaram a respeito.

Ministro Marcos Pereira (1)

Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira

A arquitetura de três cilindros permite uma redução de 10% no peso e tamanho, qualidades que são reforçadas pelo uso de bloco de alumínio. Suas soluções técnicas incluem coletor de escape integrado, eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos, bomba de óleo variável, correia imersa em óleo e duplo comando variável e independente de válvulas (tecnologia TiVCT).

O novo 1.5 TiVTC conta ainda bobinas de ignição individuais para cada cilindro, velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, tuchos hidráulicos com balancins roletados, virabrequim deslocado da linha de centro e sistema de partida a frio eletrônica Easy Start.

O evento teve a participação do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, que falou sobre o papel do Inovar-Auto para promover a inovação da indústria automobilística e as propostas da próxima fase do programa governamental para o setor, chamada Rota 2030. Outro palestrante foi Jeferson Borghetti Soares, superintendente de Estudos Econômicos-Energéticos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério de Minas e Energia, abordando os cenários da matriz energética brasileira.

Em sua fala, ministro Marcos Pereira destacou a Ford por atender as metas do Inovar-Auto. Ele também falou sobre a nova proposta do programa industrial para o setor automobilístico, conhecido como Rota 2030, para incentivar o desenvolvimento da tecnologia e inovação. “Esse programa será uma das bases para o aumento da competitividade do setor automotivo nacional”, disse Marcos Pereira. Por sua vez,  Lyle Watters lembrou que a Ford foi a única montadora de volume que cumpriu as metas do Inovar-Auto e que a marca vai continuar investindo para manter esse compromisso de oferecer soluções novas e avançadas para os consumidores.

Ford Motor 1.5 3C

O motor 1.5 litros Flex TiVTC de três cilindros, com tecnologias inéditas, segue a tendência conhecida como “downsizing”, de diminuição da cilindrada e aumento da potência específica, com menor consumo de combustível e emissões

 

Compartilhar:
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!