Notícias

Nissan planeja mais veículos eletrificados, autônomos e conectados até 2022

Marca quer vender 1 milhão de veículos elétricos nos próximos 4 anos

Nissan IMX Kuro Concept

A Nissan Motor revelou seus planos de lançar um número cada vez maior de veículos eletrificados, expandir e evoluir os sistemas de condução autônoma e acelerar a conectividade dos veículos. Essas estratégias fazem parte de seu plano de negócios de médio prazo “Nissan M.O.V.E. to 2022”. Entre os objetivos está o de vender anualmente 1 milhão de veículos eletrificados até o ano-fiscal 2022 – sejam 100% elétricos ou aqueles equipados com powertrains e-POWER.

Philippe Klein, diretor de planejamento da Nissan, disse: “Nosso produto e estratégia de tecnologia são dedicadas a posicionar a Nissan para liderar a evolução da tecnologia, do negócio e da indústria automotiva. Nossos esforços estão focados no fornecimento da Mobilidade Inteligente da Nissan, englobando os três elementos centrais da eletrificação, condução autônoma, conectividade e novos serviços de mobilidade”.

O diretor de Planejamento da Nissan reafirmou que o plano de médio prazo visa impulsionar a receita anualizada em 30%, alcançando 16,5 trilhões de ienes até o final do ano-fiscal 2022. A empresa também objetiva margem de lucro operacional de 8% e fluxo de caixa livre acumulado de 2,5 trilhões de ienes. Klein prometeu alavancar os ativos da plataforma e do powertrain da Renault-Nissan-Mitsubishi para apoiar os objetivos da empresa.

Eletrificação

Como parte da estratégia de eletrificação, Klein afirmou que a Nissan lançará uma ofensiva de produtos na China que será liderada por um novo veículo elétrico do segmento C, que chegará esse ano, derivado da tecnologia do novo Nissan LEAF.

A ofensiva de produto também incluirá um veículo elétrico acessível por meio de uma joint venture da Aliança com a empresa GT New Energy Automotive. Este novo veículo elétrico acessível será desenvolvido em conjunto pela Aliança e pela sua parceira chinesa Dongfeng em uma plataforma de SUV do segmento A. Mais dois derivados de veículos elétricos também estão sendo preparados para a marca Venucia, vendida apenas na China.

A Nissan continuará também a expandir sua tecnologia e-POWER, já oferecida no Nissan Note e Nissan Serena no Japão. Mais de 129 mil unidades do Note e-POWER foram vendidas no Japão em seu primeiro ano de mercado, com mais de dois terços dos clientes do Note optando pela versão e-POWER ao invés do modelo a combustão.

Sede mundial da Nissan em Yokohama, no Japão

A Nissan espera que os veículos eletrificados (veículos elétricos e e-POWER) representem 40% das vendas da empresa no Japão e na Europa até 2022 e 50% até 2025. Nos EUA, a expectativa é de 20% a 30% até 2025, enquanto na China é 35% a 40%. A Infiniti acelerará a tendência de eletrificação, com os novos modelos sendo puros veículos elétricos ou utilizando a tecnologia e-POWER a partir do ano-fiscal 2021. Até 2025, a Infiniti espera que os veículos eletrificados representem 50% de suas vendas globais.

Condução autônoma

Como parte de sua estratégia para sistemas de direção autônoma, a Nissan anunciou também planos para implantar a tecnologia ProPILOT em 20 modelos em 20 mercados até 2022. A empresa espera vender 1 milhão de veículos equipados com o ProPILOT por ano até 2022. Isto será seguido pela melhoria do ProPILOT para automatizar a condução em várias faixas de rolamento de rodovias e gerenciando os destinos dos veículos. A capacidade aprimorada será introduzida no Japão como um projeto-piloto em um ano.

O objetivo da marca é oferecer conectividade a 100% dos novos modelos Nissan, INFINITI e Datsun a serem vendidos nos principais mercados, o que será possível com o lançamento da Nuvem Conectada da Aliança (Alliance Connected Cloud). Esse serviço permitirá que todas as empresas da Aliança se integrem à gestão de dados dos novos modelos e daqueles que já estão nas ruas”, disse Redzic. “Ele apoiará serviços de info-entretenimento, bem como um mecanismo de comunicação único para facilitar as atualizações ‘over the air’ para todos veículos”.

A Nuvem Conectada da Aliança fornece uma base para permitir a expansão de serviços conectados e de mobilidade para a Nissan, incluindo veículos-robô. A Nissan testou seu primeiro serviço de veículos-robô, chamado “Easy Ride”, com o parceiro DeNA no começo deste mês. No início de 2020, a Nissan pretende fornecer serviços comerciais diretamente aos clientes.

Como parte do “Nissan M.O.V.E. to 2022”, a empresa também pretende desenvolver oito novos veículos puramente elétricos, com base no sucesso do novo Nissan LEAF, lançar uma ofensiva de carros elétricos na China sob diferentes marcas, Introduzir um “kei car” (mini) elétrico no Japão, oferecer um veículo elétrico crossover global inspirado no Nissan IMx Concept, eletrificar os novos modelos INFINITI a partir do ano-fiscal 2021, equipar 20 modelos em 20 mercados com tecnologia de condução autônoma  e chegar a  100% de conectividade para todos os novos carros Nissan, Infiniti e Datsun vendidos em principais mercados até o final do plano

Compartilhar:
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!