Notícias

Porsche Panamera amplia família com o novo Sport Turismo

A versão Panamera Sport Turismo é o mais novo membro da família Porsche.  A novidade, que adota uma nova carroceria, está sendo apresentada no Salão Internacional de Genebra, que abriu suas portas nesta terça-feira e vai até o dia 19 próximo. O Panamera Sport Turismo será comercializado nas versões...

Porsche Sport Turismo (4)

A versão Panamera Sport Turismo é o mais novo membro da família Porsche.  A novidade, que adota uma nova carroceria, está sendo apresentada no Salão Internacional de Genebra, que abriu suas portas nesta terça-feira e vai até o dia 19 próximo. O Panamera Sport Turismo será comercializado nas versões Panamera 4, Panamera 4S, Panamera 4S Diesel, Panamera 4 E-Hybrid e Panamera Turbo, cada uma com uma motorização diferente, os mesmos já utilizados no sedã esportivo.  O mercado brasileiro receberá todas as versões do novo modelo no final deste ano, exceto a com propulsor a diesel, que não é comercializada no País. Os preços para o Brasil não foram divulgados ainda.

Baseada no sedã esportivo, esta nova versão mais uma vez impacta o segmento dos carros de luxo com seu design inconfundível. Ao mesmo tempo, o Sport Turismo, com potência de até 404kW/550 cv, é mais versátil que qualquer outro modelo em sua classe. Com uma grande tampa traseira, borda de carga baixa, compartimento de carga com maior volume e conceito de acomodação de passageiros 4+1, o novo modelo do Panamera proporciona uma perfeita combinação de conveniência para o uso diário.  

O Sport Turismo usa todas as inovações apresentadas na nova linha de modelos Panamera lançada no ano passado. Elas incluem o Porsche Advanced Cockpit, o Porsche Dynamic Chassis Control (controle dinâmico do chassi), sistema eletrônico de estabilização de rolagem e poderosos trens de força. Adicionalmente, todas as versões do Panamera Sport Turismo são equipadas de série com o Porsche Traction Management (gerenciamento de tração), sistema ativo de tração integral com embreagem multidiscos eletronicamente controlada. Nos modelos S, a suspensão pneumática adaptativa com tecnologia de três câmaras é equipamento standard.

Panamera Turbo Sport Turismo

Exatamente como o sedã esportivo Panamera com estilo de cupê, o Sport Turismo se caracteriza por suas proporções extremamente dinâmicas – um reflexo perfeito do DNA de design da Porsche. O veículo tem 5.049 milímetros de comprimento, 1.428 milímetros de altura e 1.937 milímetros de largura, enquanto a grande distância entre eixos chega a 2.950 milímetros. A silhueta é marcada também pelos curtos balanços nas extremidades e grandes rodas medindo até 21 polegadas.

O teto do Sport Turismo é alongado por um defletor aerodinâmico adaptativo. O ângulo do defletor do teto é posicionado em três estágios, dependendo da situação de rodagem e da seleção dos modos de condução programados para o veículo. Ele gera uma força vertical adicional de até 50 quilos sobre o eixo traseiro. Até a velocidade de 170 km/h, o elemento aerodinâmico – um componente central do sistema Porsche Active Aerodynamics (aerodinâmica ativa – PAA) – se mantém em sua posição mais retraída, com um ângulo negativo de sete graus, reduzindo o arrasto aerodinâmica.  

Acima de 170 km/h, o defletor de teto se movimenta automaticamente para sua posição de performance, com um ângulo de um grau positivo, aumentando assim a estabilidade de condução e a dinâmica lateral. Quando são selecionados os modos Sport e Sport Plus, o defletor de teto assume automaticamente a posição de performance em velocidades acima de 90 km/h. O PAA também proporciona assistência ativa adaptando o ângulo de inclinação do defletor de teto a até 26 graus positivos quando o teto solar panorâmico é aberto em velocidades acima de 90 km/h. Nesse caso específico, o defletor ajuda a reduzir o ruído do vento.

O novo Sport Turismo é o primeiro Panamera contando com três lugares na parte traseira. Os dois bancos de fora têm formato de assentos individuais – mantendo a coerência com a determinação de desempenho esportivo da linha de modelos combinada ao máximo conforto para os passageiros, criando assim uma configuração 2+1 na parte traseira do carro. Opcionalmente, o Panamera Sport Turismo também é disponibilizado com configuração de quatro assentos, com dois bancos.

Interieur Panamera Turbo Sport Turismo

Medida até altura superior dos bancos traseiros, a capacidade de carga de 520 litros do Sport Turismo. Quando todos os encostos são dobrados, o assoalho do porta-malas é virtualmente nivelado. Nesse caso, o volume de carga é aumentado para até 1.390 litros. O Panamera Sport Turismo já está disponível para encomendas. O lançamento no mercado europeu está previsto para o dia 7 de outubro, com os outros mercados começando a receber o carro no início de novembro.

O novo Porsche será oferecido com cinco motores que já são utilizados no sedã esportivo. Os preços na Alemanha começam em 97.557 euros para o Panamera 4 Sport Turismo (243 kW/330 cv), 112.075 euros para o Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo (349 kW/462 cv de potência de sistema), 120.048 euros pelo Panamera 4S Sport Turismo (324 kw/440 cv), 123.975 euros pelo Panamera 4S Diesel Sport Turismo (310 kW/422 cv) e 158.604 euros para o Panamera Turbo Sport Turismo (404 kW/550 cv), todos incluindo o imposto sobre valor adicionado (VAT).

Panamera Turbo Sport Turismo

Compartilhar:
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!