Notícias

Suzuki Jimny: SUV compacto com espírito urbano e aventureiro

Apontado como prático e ágil para o uso urbano, o SUV Jimny de entrada 4AII custa R$ 65.990, preço que o coloca como o 4x4 mais barato vendido no Brasil

Suzuki Jimmy 4Sport (2)

 

O utilitário esportivo Suzuki Jimny, compacto que pode ser uma excelente companhia na cidade ou mesmo off-road,  traz novo design na linha 2017, com linhas marcantes e que definem bem seu espírito urbano e aventureiro. O Jimmy oferece quatro versões e oito cores, mostrando, assim, suas várias personalidades e possibilidades. Fabricado no Brasil, o SUV pequeno da Suzuki  traz as versões  Jimny 4All, Jimny 4Sport, Jimny 4Work, Jimny 4Work Off Road.

Apontado como prático e ágil para o uso urbano, o SUV Jimny de entrada  4AII custa R$ 65.990, preço que o coloca como o 4×4 mais barato vendido no Brasil. A versão  traz, além da tração nas quatro rodas com a mudança através de botão, ar-condicionado, direção hidráulica progressiva, vidros elétricos, rádio AM/FM, CD player com MP3, WMA, USB e Bluetooth.

O câmbio manual de cinco marchas do Jimny permite a possibilidade de 15 combinações de marcha: 2WD para uso urbano com tração traseira, 4WD com tração nas quatro rodas e 4WD-L e que dobra o torque e permite enfrentar diversos obstáculos off-road com tração 4×4 com reduzida. O Jimmy tem  chassi heavy duty, motor em alumínio e suspensão independente com eixo rígido, que tornam este SUV em condições favoráveis para rodar em qualquer tipo de terreno.

O SUV da Suzuki tem um visual próprio, com tomadas de ar no capô e molduras em cinza grafite nas caixas de roda e laterais do veículo, reforçando o aspecto robusto e off-road.  As rodas são de liga leve, aro 15″. Leve e versátil, o modelo, de dimensões reduzidas, tem um raio de giro de apenas 4,9 metros que auxilia manobras até nas menores vagas.

Suzuki Jimmy 4Sport (4)

SUV tem um visual próprio, com tomadas de ar no capô e molduras em cinza grafite nas caixas de roda e laterais do veículo, reforçando o aspecto robusto e off-road

Fabricado no Brasil desde 2012 e com mais de 2,5 milhões de unidades vendidas em 188 países, o Jimmy utiliza motor em alumínio, a gasolina, 1.3L (DOHC), com 16 válvulas, 85 cavalos de potência a 6.000 rpm com torque máximo de 110 Nm a 4.100 rpm. A tecnologia do comando variável de válvulas (VVT) otimiza o torque para todas as faixas de rotação e proporciona resposta rápida nas acelerações.

Devido ao drive action 4×4, que contempla um moderno sistema de roda livre pneumática com caixa de transferência sincronizada e gerenciamento eletrônico, é possível fazer a mudança de tração com apenas um toque no controle do painel. Por meio do sincronizador da caixa de transferência é possível realizar mudanças entre os modos 2WD e 4WD em velocidades de até 100 km/h.

As suspensões dianteira e traseira são independentes com eixo rígido e molas helicoidais e Trilink, que garantem reduzido custo de manutenção e aumentam a longevidade do Jimny. Em se tratando de segurança, o Jimmy possui barras de proteção lateral, para maior segurança dos passageiros, e o motorista ainda dispõe de coluna de direção retrátil em caso de colisão. Os cintos são de três pontos e encostos de cabeça ajustáveis para todos os ocupantes.

Os freios a disco na dianteira possuem as pinças em posição mais elevada. Assim, facilitam a transposição em trechos alagados, ao trazer eficiência de frenagem com o escoamento de água, e evitam retenção de terra ou lama. Na traseira, o freio a tambor com válvula sensível a carga (LSVB) traz controle de frenagem e direção mais eficiente.

 

Compartilhar:
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!