NotíciasTest Drive

Test Drive: Volvo XC60 D5, um SUV de muitos atributos

Modelo traz na economia de combustível um dos seus pontos altos

XC60 (10)

Um utilitário esporte Premium com virtudes de sobra. Elegante na aparência, com suas linhas com contornos mais arredondados, espaçoso, confortável e um motor turbodiesel 2.4 litros de 220 cavalos capaz de surpreender pelo fôlego e também pela  ausência de ruídos, que torna a cabine bem silenciosa., trazendo a sensação de tranquilidade aos ocupantes.  O Volvo XC60 D5 reservou bons momentos durante os 10 dias em que foi submetido a um período de avaliação pela Editoria de Veículos do DMAutos, do Diário da Manhã.

XC60 (4) Quer uma  outra excelente informação? O SUV com jeitão de Crossover da Volvo, por conta da tração integral e suspensão elevada, tem na economia um dos seus pontos fortes. Apesar dos seus 1.903 kg, a versão Momentum testada fez média de 9,3 litros na cidade e de 12,3 na estrada, números que reforçam a posição do modelo da marca sueca no mercado brasileiro. O consumo oficial anunciado pela Volvo para o modelo é de 9,5 na cidade e de 12,5 na estrada. O propulsor atua associado com o câmbio automático Geartronic de 6 velocidades de trocas macias e suaves.

O tanque de 70 litros tem autonomia para rodar mais de 800 quilômetros e o bagageiro, com capacidade para 495 litros acomoda bem as bagagens. O fato de ser um grandalhão não impede que o XC60 se desloque com agilidade no trânsito urbano, e foi exatamente isso que  demonstrou. Na estrada, o XC60 só não mostrou um motor muito rápido e silencioso, como também passou muita segurança. O motorista tem o carro o tempo todo nas mãos e a certeza da pronta ação dos equipamentos de segurança disponíveis.

 Incrível o comportamento dinâmico do XC60 Momentum. Ele acelera forte e ainda consegue ser econômico. De XC60 (2)aparência bastante robusta, o modelo, na configuração D5, tem atitude. O motor de 220 cv e 44,9 kgfm de torque a partir dos 1.500 giros, é  um detalhe que merece boas referências e constitui-se num grande diferencial em carros utilitários esportivos. Não é diferente no SUV da Volvo. Uma leve pisada no acelerador é o suficiente para o XC60 mostrar sua força nas retomadas e ultrapassagens, pois o torque está sempre disponível.

Por todos os seus atributos, o XC60 ganha bagagem para travar uma briga acirrada com seu concorrente direito, o Land Rover Discovery Sport, com seus 190 cavalos de potência, e com uma adversária um pouco mais distante, a Toyota SW4.  A suspensão McPherson na dianteira e Multilink independente na traseira tem um excelente comportamento na absorção das imperfeições do piso.  Andar no chão não traz foi problema. A tração integração AWD e o chassi rígido mostram serviço, fazendo com que motorista e passageiros mantêm-se confortáveis no interior do carro.

volvo interior

Os ajustes elétricos dos bancos dianteiros fazem com que o motorista encontre a posição ideal para dirigir a o passageiro que vai ao seu lado não tenha nada a reclamar de cansaços durante deslocamentos em trechos mais longos. Quem vai no banco traseiro fica bem acomodado também e encontra espaço suficiente para as pernas, mesmo  aqueles de estatura física maior. O acabamento em couro da versão Momentum avaliada é bastante refinado, o painel em uma aparência clean e funcional e a central multimídia de 7 polegadas só peca por não ser sensível ao toque.

O Volvo XC 60 D5 vem bem completo com itens de série e traz na disponibilidade dos equipamentos de segurança sua marca registrada.  A Volvo é padrão quando o assunto é a segurança dos seus veículos e o XC60 diesel esses detalhes não foram desprezados. O modelo traz, por exemplo, o City Safety, sistema que age de forma independente das reações do motorista para evitar acidentes em baixas velocidades.

XC60 (14)

O XC60 D5 Momentum – a Volvo comercializa também a versão de entrada Kinetc – vem com regulagem elétrica dos bancos, central multimídia com tela de 7 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas,faróis de xenônio, luzes de uso diurno, o serviço de segurança Volvo OnCall, rodas de liga leve de 18 polegadas, teto solar elétrico, painel digital com tele de 8 polegadas, câmera traseira,  navegador GPS (com mapas em 3D e informações de tráfego em tempo real).

 A versão avaliada oferece ainda seis airbags, controle avançado de estabilidade (ASC), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), monitoramento de pressão dos pneus e sistemas de proteção  contra lesões na coluna cervical e de impactos laterais. O banco traseiro conta com Isofix para fixação de cadeiras infantis e assentos integrados para crianças. A versão Momentum custa R$ 253.950, mas se o comprador quiser uma versão mais em contra ele tem à disposição a Kinetc, por 219.950.

XC60 (12)

 

Compartilhar:
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!