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Test Drive: VW up! 2018 trouxe uma nova impressão ao dirigir

Compacto inova no design, fica mais conectado e se destaca na economia

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Mudou muita coisa na impressão de dirigir do novo Volkswagen up! 2018. As mudanças feitas no pequeno hatch da marca alemã dão as respostas que os consumidores queriam: um carro mais conectado, mais musculoso e com um acabamento interior mais refinado. Foi exatamente isso que a Volkswagen fez e o novo up! passa a refletir o desejo o consumidor. As mudanças passam nova impressão ao dirigir o modelo, proprocinada por tudo que o compacto acrescenta de novo  Os motores 1.0 de três cilindros aspirado e TSI não mudam no novo modelo. Nem precisava. Eles se destacam pela agilidade e economia de combustível.

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O up! 2018 apresenta um novo design, com destaque para os novos para-choques, agora mais  robustos. Seu novo desenho, com linhas mais pronunciadas, fez o carro crescer 84 mm. A grade do radiador traz friso duplo cromado e vermelho, margeando os faróis. Esta cor só é substituída pelo preto quando o carro for  Laranja Habanero.

O conjunto ótico passa a contar com novos elementos internos. O up! 2018 traz também, além dos novos faróis, lanternas, calotas e rodas de liga-leve, fazendo com que as mudanças externas deixassem o compacto da Volkswagen mais bonito e com uma linguagem visual  mais jovem.

Com relação à tecnologia, o novo up! vem com  painel com tela multimídia de 5  polegadas,  sistema de som “Composition Phone” e o aplicativo maps+more, desenvolvido pela Volkswagen para monitorar todas as funções do veículo pelo smartphone. Com esse novo aplicativo, o GPS Maps & More, até então utilizado  sai de cena para dar lugar à modernidade do Maps+More, que pode ser baixado gratuitamente pelo proprietário do up!.

 São quatro versões convencionais disponíveis no up! (Take up!, Move up!, Cross up!, High up!, e mais a versão especial Connect, derivada do Move up! e que fica posicionada entre este e o Cross up!). Os preços vão de R$ 37.990, na versão de entrada ,até R$ 57.100 na topo da linha. Todas apresentam disposição de enfrentar de cabeça erguida os concorrentes Mobi, Ka, Onix e HB20, nas versões equipadas com motorização 1.0.

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O interior do novo up! também mudou e está bem diferente das versões anteriores. O painel foi renovado e recebeu um novo padrão de textura e um filete em LED branco na parte inferior que dá um toque de sofisticação. Ele fica bem evidente à noite.  O volante multifuncional do  up! 2018, com acabamento em couro, agora é o mesmo utilizado por alguns modelos de segmentos superiores, como o Gol e o Passat alemão, mas somente para as versões mais caras.

O painel de instrumentos ganhou círculos maiores. Mais aparentes, os novos desenhos asseguraram não só uma aparência arrojada do cluster. Essa alteração deu também mais eficiência na visibilidade ao condutor. O modelo oferece também de série suporte para celular. Novos pacotes de opcionais disponíveis trazem sensores de chuva e crepuscular.Novo up! connect (13)

DMAutos, do Diário da Manhã, testou a versão especial Connect TSI, lançada para celebrar a chegada do up! 2018 ao mercado. Trazendo itens diferenciados e amplo espaço interno comum à linha,  a Connect tem no visual esportivo um ponto altamente positivo. Ela é vendida exclusivamente nas cores Azul Laggon, Prata Sirius e Laranja Habanero,  ”com interior escuro, o que confere mais esportividade à versão.

 A versão mais esportiva do Volkswagen up! é identificada pela faixa com a inscrição Connect na parte inferior das portas, retrovisores e teto em preto Ninja (mas se o consumidor quiser pode adquir o carro com o teto na cor da carroceria) e pela  identificação TSI na coluna “B” e na tampa traseira, na cor preta. As rodas são de liga leve de 15 polegadas diamantadas e com detalhes em preto brilhante.

A Volkswagen fez com que o compacto up! ficasse mais bonito. Só não mexeu onde não precisava mesmo ser mexido, ou seja, nos motores 1.0 MPI de 82 cv e 1.0 TSI de 105 cv, abastecidos com etanol. Esses propulsores são eficientes e se destacam pela economia, principalmente nas versões TSI que passam a adotar pneus verdes, de pouca aderência e de bons resultados na economia de combustível.

O up! TSI leva apenas 9,3 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 183 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, com velocidade máxima de 181 km/h. Por sua vez, o propulsor MPI, que equipa as versões Take up! e Move up!, leva 12,6 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 163 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! MPI acelera de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos, com velocidade máxima de 161 km/h.

Durante o período de teste, a versão Connect com motor 1.0 Total Flex TSI seguiu os parâmetros de consumo informados pelo Programa de Etiquetagem do Inmetro, fazendo  média de 10 km/L na cidade, com etanol. Na estrada, superou um pouco os 11,5 km/L com o mesmo combustível. O modelo mostrou excelente desempenho, com respostas imediatas do motor turbinado  nas  acelerações. Tem muito fôlego e muita agilidade.Não é à toa que o up! é o carro mais premiado a indústria automotiva brasileira.

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 O câmbio manual de cinco marchas (as versões TSI não têm câmbio automatizado) tem engates perfeitos. Uma breve observação é relativa à suspensão, mas nada que chega a comprometer. Poderia receber uma calibragem que evitasse que as imperfeições do solo fossem sentidas no interior do carro e falta um pouco de suavidade na direção elétrica em baixas velocidades, o que a Fiat corrigiu muito bem com o sistema City.

Outro ponto negativo é a falta de vidros elétricos nas portas traseiras. De qualquer forma, por tudo que oferece de bom no acabamento, no design, na tecnologia e na esportividade, o Volkswagen up! Connect avaliado vale os R$ 54.990 pedidos pela versão, sem  o valor a mais cobrado  com a pintura do teto preto Ninja. É um “foguetinho” na estrada, de fácil levada no trânsito urbano e cabe em vagas de estacionamentos onde não entra um veículo de maior porte, além da economia que oferece.  É um excelente carro.

 

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