AvaliaçõesNotícias

Viagem premium a bordo do Volvo XC90 Diesel

Avaliação do veículo mais seguro já fabricado pela Volvo

Volvo XC90 (15)

Uma semana a bordo do Volvo XC90 D5 Drive-E foi o suficiente para constatar, se não todas, ao menos em grande parte das qualidades que o SUV Premium da marca sueca possui. O XC90, de sete lugares e agora com motor de 2 litros a Diesel no Brasil, é impecável no conforto e tem no conjunto de tecnologia seu ponto alto. Único do segmento com direção semiautônoma disponível  no Brasil, o XC90 é vendido em duas versões de acabamento: a Momentum, que sai por R$ 415.850, e a Inscription, versão testada pelo Torque Máximo, sai por R$ 475.950, ambas com motorização a Diesel.

Dirigir o XC90 D5 é prazeroso. Os equipamentos de segurança dão a tranquilidade necessária para o condutor e passageiros. Não é por acaso que a Volvo aponta o modelo como o veículo mais seguro já fabricado pela marca. Os comandos são bem simples, de fácil acesso e esqueça a imagem de um veículo com um painel cheio de botões que formam um tremendo quebra-cabeças. Pelo contrário, no Volvo XC90 D5 tudo é muito prático, acessível e intuitivo.

O painel mostra-se bastante limpo, destacando-se o acabamento em couro e os detalhes em madeira e alumínio. Os tons de bege e preto fazem uma combinação perfeita no interior do veículo. Os bancos dianteiros trazem regulagens elétricas de posição, de ajuste lombar e de apoio das pernas, aquecimento e memória, enquanto os assentos traseiros, que também são aquecidos, contam combooster integrado para crianças – a terceira fileira de bancos individuais é de série.

O motor biturbo que equipa o XC90 D5 é um 2 litros turbodiesel de quatro cilindros. Com 235 cv de potência e 49 kgfm de toque, o D5 Drive-E do XC90 é  muito eficiente e responde bem nas acelerações. Ele conta com a nova tecnologia Power Pulse que utiliza ar comprimido armazenado em um cilindro para alimentar o turbocompressor. Isso faz com que seja reduzido o tempo de resposta nas acelerações com o carro parado ou com o motor abaixo de 2 mil giros. A eficiência do Power Pulse é perceptível ao criar uma reação instantânea do motor.

Volvo XC90 (10)

O XC90 Diesel sai da imobilidade e chega a 100 km/h em 7,8 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h. O motor a diesel do XC90, conforme números oficiais do Programa de Etiquetagem Veicular do INMETO, faz média de 10,5 km/l na cidade e 12  km/l na estrada.  O consumo registrado durante a avaliação do modelo, tanto na cidade quanta na estrada, não foi diferente. O tanque de 71 litros tem autonomia superior a 800 km.

O XC90 diesel está equipado com sistema de tração AWD, que distribui a força do motor para as quatro rodas em qualquer circunstância e condição de uso. No caso de perda de aderência, por exemplo, o torque enviado às rodas varia de acordo com a necessidade, mantendo a dirigibilidade de referência do modelo. O powertrain do utilitário esporte da Volvo conta com transmissão automática Geartronic de oito velocidades, que proporciona uma condução ainda mais dinâmica.

O XC90 Diesel oferece o Pilot Assist de segunda geração. O recurso, que atua a direção semiautônoma do utlitário esporte,  conta  com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias enquanto um sistema comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante em velocidades até 130 km/h. A nova geração do Pilot Assist passa a atuar não somente em situações de tráfego intenso nas grandes cidades, mas também oferece conforto e segurança na condução do veículo em rodovias.

Em qualquer uma dessas condições, são vários os benefícios do equipamento, que auxilia o motorista a manter a velocidade programada, interagindo continuamente com a direção, a aceleração e o freio para centralizar o carro na faixa. Assim, o esforço do motorista em deslocamentos longos também pode ser minimizado pelo uso dessa tecnologia. O motorista deve estar sempre no controle do automóvel, com as mãos no volante, para manter o sistema funcionando.

O Pilot Assist pode ser ativado a qualquer momento pelo motorista e seu pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias. Apesar de não necessitar de um veículo à frente como referência, o assistente de direção faz uso das funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância em relação ao carro adiante ou a velocidade configurada.

Volvo XC90 (1)

O SUV Premium XC90 oferece Assistente de estacionamento, que manobra o carro automaticamente em vagas perpendiculares e paralelas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, faróis FULL LED com nivelamento automático e funções antiofuscante (AHB) e autodirecionais (ABL) estão igualmente presentes. Outro item exclusivo no XC90 é o Head Up Display, que projeta as principais informações do painel à frente do motorista, além do teto solar panorâmico.

O motorista também pode escolher seu modo de condução entre Comfort, Eco, Dynamic e Off Road, por meio de um seletor no console central. Cada um deles oferece um ajuste específico para motor, transmissão, direção, economia de combustível e até mesmo o layout do painel. Nesta versão, o utilitário é equipado com rodas de 20 polegadas.

A versão Inscription testada apresenta um dos melhores sistemas de áudio já desenvolvidos para um automóvel. Fruto da parceria com a Bowers& Wilkins, dispõe de 1.400 watts, 19 alto-falantes, incluindo um dos primeiros subwoofersair-ventilated instalados em um carro, e um software de processamento de áudio de última geração que simula, entre outros ambientes, a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo.

Volvo XC90 (7)

Essa configuração traz, ainda, o Chassi Four-C, com o sistema de suspensão por bolsas de ar. Isso habilita o motorista a ajustar, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso. A altura da carroceria também pode ser ajustada para funções específicas, como a de carga do porta-malas.

O XC90 Inscription adiciona ao já completo pacote de segurança os alertas de tráfego lateral e de colisão traseira, além do BLIS – alerta de ponto cego – e o inovador sistema de visão 360º, que projeta na tela central uma imagem aérea completa ao redor do veículo. O Volvo estima vender 700 unidades do modelo XC90 no Brasil este ano, das quais 60% das versões a diesel Inscription e Momentum.

O  XC90 oferece a  mais completa tecnologia para evitar acidentes. Todos os equipamentos são de série no SUV de luxo, como o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa, que aplica força no volante se o carro estiver saindo da faixa intencionalmente, enquanto o Sistema de Alerta ao Motorista detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados, por meio de um sinal visual e sonoro.

O modelo é o primeiro carro no mundo com tecnologia que aciona automaticamente os freios caso o motorista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário. O SUV detecta um potencial choque e freia automaticamente, tanto para evitar a colisão como para reduzir as consequências do acidente. Um dos principais elementos de prevenção e redução dos impactos aos ocupantes é o design dos bancos do XC90, que inaugurou a nova geração do inovador Sistema de Proteção contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS) com dispositivo pré-batida, que previne ferimentos no pescoço.

Volvo XC90 (3)

O XC90 dispõe também da última geração do controle eletrônico anti-capotamento e do City Safety, que agrupa todos os sistemas de frenagem automática da Volvo Cars. Esse recurso tem visão noturna e auxilia o motorista no caso de alto risco de colisão com outro veículo, pedestre, ciclista e animais de grande porte, com uma estratégia de alerta e de ajuda na frenagem. O modelo conta ainda com o Volvo OnCall, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.

 

Compartilhar:
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!